O projeto Cyber Physical Macro Materials foi desenvolvido no Instituto de Design e Construção Computacional da Universidade de Stuttgart (ICD) para demonstrar uma visão tangível de uma nova arquitetura dinâmica (e inteligente) para espaços públicos. A cobertura leve e reconfigurável combina construção robótica e programação e, através de drones, adapta-se em tempo real às condições do tempo e ângulo de incidência solar.
Resultado da tese dos alunos Miguel Aflalo, Behrooz Tahanzadeh e Jingcheng Chen, Cyber Physical Macro Materials se baseia em protótipos anteriores desenvolvidos no mesmo departamento da universidade, como o Elytra Pavilion, o ICD / ITKE Research Pavilion 2016-17 e o Wall Climbing Robots, no entanto, trilha novos caminhos para a arquitetura inteligente e reconfigurável. A estrutura é composta por um material inteligente, construído a partir de filamentos de fibra de carbono leve com eletrônica integrada para comunicação e sensoriamento, que operam ao lado de um conjunto de veículos aéreos autônomos - "construtores".
Com sua capacidade de se reconstituir continuamente, o sistema desafia as ideias pré-concebidas de fabricação digital robótica e pré-fabricação para arquitetura. O resultado é uma cobertura leve e versátil que se move autonomamente por um grande espaço público de acordo com a posição do sol, proporcionando sombreamento ou, por vezes, recolhendo-se sobre os telhados próximos. Com esta flexibilidade física e adaptabilidade inteligente, novos padrões de comportamento podem ser ativados no espaço público, desafiando a estaticidade inerente da arquitetura tradicional que define os espaços da cidade.